As incríveis cores de Shigatsu wa Kimi no Uso

terça-feira, junho 14, 2016


A ideia inicial era fazer a resenha do anime Shigatsu wa Kimi no Uso, também conhecido como Your Lie in April, mas conforme eu fui reunindo imagens para fazer o post eu reparei que eu não queria editar nadinha elas e fiquei surpresa por ter sido algo inédito nesses muitos anos de blogagem. É verdade que desde que eu comecei a assistir o anime o design dos personagens e as cores me chamaram a atenção, ele é esteticamente impecável!

Para introduzir, Shigatsu wa Kimi no Uso é um anime de 22 episódios lançado em 2015, surpreendentemente ele se encontra em 14º lugar na lista do myanimelist. O protagonista é Kousei Arima um pianista que era tido como gênio quando era criança mas que desde a morte da mãe não consegue mais se ouvir tocar e por isso saiu do meio, logo descobrimos que Kousei sofria muita pressão da mãe que também era pianista e as lembranças dela continua a assombra-lo.
Logo no primeiro episódio ele encontra Kaori Miyazono, uma jovem violinista que vai fazer uma baita pressão ajuda-lo a voltar a tocar piano e colocar seu coração na música!


Sim, é um anime de música, e como é de se esperar as músicas são de fato maravilhosas e alem disso clássicas, talvez isso tenha contribuído pro hype do anime. Nesse site tem uma lista com videos das músicas sendo tocadas por pianistas e em ordem pelos episódios que elas aparecem, e logo serão baixadas para ajudar nos meus estudos hahaha

Mas se é um anime de música porque eu estou falando de cores? O que faz do anime interessante até mesmo para nós meros leigos em música é o intenso trabalho de associação da música com os sentimentos e com a estética, as cores no cenário traduzem o sentimento que a produção quer passar de maneira muito rica nesses momentos. As combinação dos sons e das cores traduzem toda a aflição do Kousei com seu relacionamento com a mãe, todo o desespero por não saber o que fazer, todo o crescimento do personagem e todo seu amor pelos próximos a ele.


Entretanto nem tudo são flores em Shigatsu wa Kimi no Uso, apesar de ser uma obra prima na questão da estética o desenvolvimento dos personagens deixa a desejar, tudo na história gira em torno do Kousei Arima e todos os demais personagens são planos. Seus dois melhores amigos não ganham história alguma, assim como sua instrutora e seus concorrentes. A unica que possui um pouquinho de profundidade é a Kaori mas podemos facilmente rotula-la como uma maniac pixie dream girl, pois não deixa de girar em torno do protagonista e da música que ele tanto ama, e como com sua personalidade radiante ela muda a vida dele.



Devo por último alerta-los que se trata de um anime triste, então preparem seus lencinhos ok? Que outros animes vocês gostam do design? Mas alguém ai é a louca das cores? ;)

You Might Also Like

10 comentários

  1. Que LINDO! Achei tudo visualmente lindo e mesmo a história me parecendo interessante sei que já quero assistir só pra poder ver essas cores todas... Eu amo animes curtinhos de chorar assim, o que é um ponto positivo a mais, vou super procurar e indicar pras miga que também gostam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhul! Que bom que eu indiquei um bem do genero que você gosta! :)
      Eu amei tanto esse anime que to ouvindo as músicas até agora!

      Excluir
  2. Sim, fiquei com super vontade de assistir só de ver esse gráfico, as cores e principalmente a última paisagem, que perfeito <3 Coloquei o nome na lista agora!

    yeah-dreamhigh.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou da paisagem vai amaaaar o anime porque tem muitas paisagens incríveis! Os céus então são de perder o ar <3

      Excluir
  3. Que imagens maravilhosas, Kamii! Faz muito tempo que não pego um anime para assistir (com exceção de Sailor Moon Crystal, no caso) e fiquei realmente cativada por tudo o que você expôs no texto. Parece ser uma história bonita e já estou apaixonada pelo visual. <3

    Só fiquei chateada com a maniac pixie dream girl, mas acho que é até uma personagem super comum no mundo dos animes e mangás. Sempre tem uma personagem esfuziante e pouco desenvolvida pronta pra ajudar o protagonista masculino, aff. Mas, mesmo assim, vou procurar assistir.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o fato da personagem principal ser MPDG pode ser perdoado se você pensar que tirando o protagonista TODOS os outros personagens são mal trabalhados, pode ter sido até a intenção. Mas é verdade, isso é incrivelmente normal em animes, e isso que eu nem assisto os que são estilo harem --'

      Vivo indicando animes aqui, uma hora te convenço de algum!

      Excluir
  4. Esse anime é extremamente incrível, assisti por indicação de um amigo e fiquei completamente encantada por tudo. E mesmo sendo muito triste, é lindo demais! Acho que até hoje, não vi nenhum anime com um design tão lindo quanto esse, sério. Um beijo grande! ♡

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, amei! Vou procurar pra assistir... Você já viu os do Makoto Shinkai (diretor)?? Além de lindos tem histórias muito belas também! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as cores! Não conheço este anime, mas sua análise sobre a paleta de cores foi fantástica. Adoro animes e vou já procurar para assistir! No momento tô acompanhando um dorama rsrsrs bjo!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  7. gente, que cores! me remetem a tinta aquarela, que me remete a paz...eu ando com muuuuuuuita vontade de ver anime e esse ainda nao conhecia, vou ver <3

    ResponderExcluir

Facebook

Instagram