Autor: Georgette Heyer
Titulo original: Venetia
Ano de lançamento: 1958
Nota: ★★★★★

Vocês já devem saber que amo romances de época, e na promessa de uma história que lembrasse um pouco as da Jane Austen comprei, por impulso, Venetia e o Libertino. Apesar de ter sido escrito no século XX a história se passa no XIX.
Venetia é uma jovem de 25 anos, já apresenta idade avançada para casar-se mas não parece se importar tanto com pretendentes, suas maiores preocupações é cuidar da propriedade da família e de seu irmão mais novo enquanto o mais velho, que está fora do país a serviço militar, não retorna.
Mas sua vida começa a sair do lugar quando o difamado Damerel, seu vizinho conhecido por histórias gritantes de libertinagem, não somente volta para sua propriedade como também faz dela objeto de sua atenção. Apesar de todas as contra indicações Venetia abre mão dos bons princípios para virar boa amiga do terrível lorde, e descobre que ele não só não é tão mal assim como os dois possuem muitas opiniões em comum.

A maioria dos personagens do livro possuem muita personalidade e são muito bem construídos, com destaque para Venetia, seu irmão mais novo Aubrey e Damerel que possuem alem de inteligencia, não tão valorizada na época, um sarcasmo divertido. O livro também, talvez por ser escrito posteriormente, possui um pouco mais de cenas de amor do que se pode esperar do século 19, o que dá um pitada a mais de emoção. Amei e sem dúvidas recomendo.