Autora: Jane Austen
Nota: ★★★★☆
Comprei esse livro em uma das muitas vezes em que perdi o ônibus e fiquei moscando na rodoviária  A história gira em torno de duas irmãs que após a morte do pai tem que se adaptar a uma vida mais humilde junto com o resto da familia. Uma delas, Elinor, se distingue do resto da família por ser mais racional e reservada, enquanto sua irmã Marianne se parece mais com a mãe, extremamente emocional.
Elinor se sente atraída pelo irmão da cunhada, cuja familia com certeza não a aprovaria por sua baixa renda e por não ter um nome importante, mas acredita que ele também demostre preferencia por ela.
Marianne após terem se mudado conhece um rapaz por quem se apaixona loucamente, que depois de muitos dias de atenção mutua parte sem dar mais noticias o faz com que a garota fique deprimida a maior parte do tempo esperando sua volta.
A história é cheia de revelações surpreendentes, noivados inesperados, personagens fofas e personagens detestáveis. Tenho que admitir que no final ninguém ficou com quem eu esperava, mas mesmo assim as cenas de romance foram mais satisfatórias do que em "A abadia de Northanger", sem chegar ao nivel de perfeição de "Orgulho e Preconceito", recomendo.